Playstation 3

Playstation 3

A Máquina:

 

O Playstation 3 conta com o processador Cell, de 3.2 GHz, que consiste em um núcleo de principal de processamento com outras sete unidades de processamento (SPE). O Cell é o resultado da união de forças entre a IBM, a Sony e a Toshiba. A unidade primária de processamento tem 512KB L2 de cache e cada SPE tem 256KB de memória para trabalhar. A CPU tem uma oitava SPE para “redundância”, o que significa que cada chip do Cell precisa apenas de sete SPEs trabalhando para comandar o PS3. O processador Cell é poderoso o suficiente para guiar um novo estilo de física de jogabilidade, impossível para qualquer outro console, incluindo simulações limpas e fluidas, assim como uma rígida larga-escala de interações entre milhares e milhares de objetos em uma única tela. Os computadores de hoje não conseguem acompanhar o processamento da CPU do PS3. Além de tudo isso, os desenvolvedores de games poderão utilizar os SPEs do Cell para criar novos efeitos de áudio antes disponíveis apenas para PCs com processamento dedicado para áudio.

 

A indústria, mudando para adaptar-se aos novos processadores de vários núcleos, sentirá as diferenças para programar para o PS3. Antes, esses encontravam vários problemas para programar para jogos, porém a Sony já anunciou que o PS3 utilizará Open GL/ES e os programadores poderão acessar os SPEs do Cell utilizando-se de ferramentas C ou C++, ao invés de terem que programar em assembly como faziam no PS2.

 

Para fazer par com o processador Cell, a Sony preparou um poderoso processador gráfico, feito com tecnologia Nvidia. Você deve se lembrar que a Nvidia fez a placa do primeiro Xbox, mas com os pequenos problemas contratuais entre a Nvidia e a Microsoft, poucos ficaram surpresos com a dança das mudanças de parcerias para essa nova geração de consoles. A Microsoft ficou com a ATI para o Xbox360 e a Nvidia com a Sony para o Playstation 3. O resultado final da colaboração é o processador gráfico Playstation 3 RSX “Sintetizador de Realidade”, um brinquedinho de 550Mhz, com um chip gráfico de 300 milhões de transistors baseado na tecnologia gráfica da GeForce 7800 GTX.

 

O Novo Controle – Six-axis:

 

Já o novo controle, é praticamente uma cópia do tradicional Dual Shock. O L2 e R2 estão maiores, permitindo que esse seja apertado de forma mais forte e precisa. A Sony também aumentou o ângulo entre os analógicos para uma melhor manipulação e alcance de movimentação. Quando os analógicos do PS2 tinha 8 bits de sensibilidade os do PS3 tem 10 bits.

 

O novo controle tem os mesmos tradicionais botões e também o D-pad. Como novidade, o controle terá um sensor de movimentação, podendo ser percebidas pelo controle em seis direções: para cima, para baixo, para esquerda, para direita, para frente e para trás. O novo controle de movimento six-axis permitirá aos jogadores utilizar o corpo para ajudar no jogo. O mesmo não pesará mais que o Dual Shock tradicional, mesmo com suas novas funcionabilidades.

 

Playstation Network:

 

A rede on-line da Sony será semelhante à da Microsoft, a Xbox Live, e terá diversas funções de comunidades on-line, como login pessoal, lista de amigos, avatares, assim como opções de comunicação que incluem um programa de mensagens instantâneas e chat por voz e vídeo. O PS3 não terá a câmera logo no lançamento, mas a mesma já fora anunciada e está em desenvolvimento para que tenha uma alta resolução.

 

Funcionabilidade Multimídia:

 

Logo do boot do sistema, os donos de um PS3 serão agraciados com a familiar barra cross media (Xross Media Bar da Sony), que é o sistema de menu atualmente utilizado no PSP e nos televisores Sony. O XMB permite você navegar horizontalmente pelas categorias do nível topo: usuários, configurações do sistema e opções de mídia como fotos, música, vídeos, jogos, rede e amigos. Cada categoria topo, quando selecionada, irá mostrar uma lista vertical com opções relacionadas. O menu do usuário, por exemplo, permite que você crie diversos usuários para administrar suas contas no sistema do PS3. Os pais podem moderar as contas de seus filhos, para limitar os jogos por nível do jogo, baseado nos ranking da ESRB e MPAA.